– Caso de Estudo

PillReminder App e Website Responsivo

Produto

PillReminder é uma organização sediada em Portugal focada na vida saudável. A organização precisa de uma ferramenta para ajudar as pessoas a gerenciar quando tomar remédios. Os principais usuários-alvo do PillReminder incluem adultos que se preocupam em tomar seus medicamentos corretamente na hora certa para uma melhor qualidade de vida.

Claudia Machado

Problema

Em Portugal, a grande maioria da população é constituída por idosos. A equipe de estratégia da PillReminder identificou a falta geral de conhecimento sobre a importância de tomar os medicamentos corretamente e a influência que isso tem nos tratamentos.

Objetivos

Crie um aplicativo e um site responsivo que melhore a educação sobre o tema qualidade de vida e ajude as pessoas a administrar os seus medicamentos.

Duração do projeto

Outubro a Dezembro de 2021

Minha função

UX/UI design

Responsabilidades

Realização de entrevistas • Wireframes em papel e digital • Prototipagem de baixa e alta fidelidade • Realização de estudos de usabilidade • Contabilização de acessibilidade

Design Process – Design Thinking

Empathize

Define

Ideate

Prototype

Test

01. Pesquisa de usuários

Foram utilizados dados de vários relatórios sobre como tomar remédios corretamente para desenvolver perguntas de entrevista, que foram usadas para conduzir entrevistas com usuários.

A maioria dos entrevistados relatou sentir-se estressados com a quantidade de remédio que toma e não sabe como administrar. O feedback recebido por meio da pesquisa deixou muito claro que os usuários estariam abertos e dispostos a trabalhar para eliminar o estresse se tivessem acesso a uma ferramenta fácil de usar e intuitiva.

Questões de entrevista

  1. Existe alguma parte do processo de inserir o lembrete para tomar a medicação na hora em que os usuários estão com dificuldade?
  2. Os usuários podem inserir um lembrete  facilmente?
  3. Quanto tempo leva para um usuário criar um lembrete para tomar o medicamento?
  4. As opções de tipo de medicamento são fáceis para o usuário escolher?
  5. O que podemos aprender com as etapas que os usuários seguiram para definir um lembrete de medicamento?

Pontos de dor

Acesso: As pessoas querem acesso fácil para adicionar lembrete de medicamento.

Acessibilidade: Não use cores que tornam a acessibilidade amigável.

IA: Botões e ícones que não estão claramente rotulados ou fáceis de entender.

Personas

Amanda é uma trabalhadora ocupada que precisa de lembretes para administrar a pílula porque quer tomá-las na hora, sem estresse e preocupação.

Amanda persona
User flow - PillReminder

User jorney map

O mapeamento da jornada de Amanda revelou como seria útil para os usuários terem acesso a um aplicativo como o PillReminder.

02. Iniciando o projeto

Usei wireframes de papel, wireframes digitais e protótipos de baixa fidelidade para testar ideias de design e fluxos de usuários. Realizei também um estudo de usabilidade para testar a “experiência inicial do produto”.

Wireframes de papel

Fiz um exercício rápido para apresentar ideias sobre como abordar as lacunas identificadas na auditoria competitiva. Meu foco foi especificamente criar lembretes simples para tomar remédios no horário.

Paper wireframe PillReminder
Digital wireframe PillReminder

Wireframe digital

Depois de idealizar e desenhar alguns wireframes de papel, criei os designs iniciais para o aplicativo PillReminder. Esses designs se concentravam em lembretes personalizados aos usuários para ajudar a gerenciar os seus medicamentos.

Protótipo de baixa fidelidade

To prepare for usability testing, I created a low-fidelity prototype that connected the user flow of insert a reminder.

User flow - PillReminder
Usability study PillReminder

Estudo de usabilidade

As descobertas do estudo de usabilidade ajudaram a orientar os designs de wireframes a maquetes e revelaram quais aspetos das precisavam ser refinados.

03. Refinando o design

Mockups e protótipos de alta fidelidade foram crados para testar ideias de design e fluxos de usuários. Realizei também um estudo de usabilidade para testar e dar aos usuários a “experiência do produto final”.

Mockups

Com base nos insights dos estudos de usabilidade, apliquei alterações de design, como fornecer uma seção clara da tela inicial para adicionar Medicamentos após “Cadastre-se” que usam especificamente itens disponíveis em “+”.

After usability study PillReminder
After usability study PillReminder2

Apliquei alterações de design para fornecer uma seção clara da tela “Novo medicamento” para escolher o horário que usa especificamente o tempo disponível em “Escolher data”.

Mudanças de design adicionais foram incluídas, nomeadamente: adicionar uma opção para “Choose Color” na página “New Medicine” e fornecer uma indicação mais clara do nome das cores.

After usability study PillReminder3
User flow high fidelity - PillReminder

Protótipo de alta fidelidade

O protótipo final de alta fidelidade seguiu o mesmo fluxo de usuário do protótipo de baixa fidelidade, incluindo alterações de design feitas após o estudo de usabilidade.

Considerações de acessibilidade

As pessoas merecem igual acesso à informação, serviços e produtos, razão pela qual a acessibilidade é tão importante.

Accessibility PillReminder
PillReminder Final

Resultado final

04. Webdesign responsivo

Com os designs da App concluídos, comecei a trabalhar no design do site responsivo. Usei o mapa do site PillReminder para orientar a estrutura organizacional do design de cada tela para garantir uma experiência coesa e consistente em todos os dispositivos.

Sitemap

Sitemap
Responsive website

Resultado final

Os designs para tamanho de tela incluíam telemóvel, tablet e desktop. Otimizei os designs para atender às necessidades específicas do usuário de cada dispositivo e tamanho de tela.

05. Daqui para frente

Impacto

Os usuários compartilharam que o aplicativo facilitou tomar os remédios na hora certa.
Uma citação do feedback de colegas:
O aplicativo Pill Reminder ajuda as pessoas a gerenciar medicamentos de forma fácil e intuitiva.”

O que aprendi

Aprendi que cada etapa do processo de design é importante e que deve estar alinhada com as necessidades específicas do usuário, ajudando-me a encontrar soluções viáveis e úteis.

Próximos passos

next steps PillReminder

Vamos Conversar?  

Se tens um projeto em mente ou está simplesmente interessado em saber mais, não seja tímido. Aguardo o teu contacto!