EM vs REM vs PX – principais diferenças

Leitura: 5 min

Nas últimas décadas o web design evoluiu significativamente, e com ele, também evoluíram as unidades de medida utilizadas para definir os tamanhos de elementos na página. Durante muito tempo, Pixels (PX) foram a escolha predominante dos designers e desenvolvedores. No entanto, unidades como EM e REM ganharam popularidade por suas vantagens em termos de flexibilidade e acessibilidade.

Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre EM, REM e PX, por que não se deve “usar apenas pixels” e como escolher a unidade mais adequada para diferentes situações. Para aqueles que trabalham com desenvolvimento de interfaces web, seja como iniciantes ou profissionais experientes, entender essas diferenças pode ser fundamental para melhorar a experiência do usuário (UX) e tornar os sites mais acessíveis.

Unidades de medida em CSS

No desenvolvimento de interfaces web, as unidades de medida são usadas para determinar tamanhos de fontes, margens, larguras e outros elementos no design. Elas controlam o aspecto visual do site em diferentes dispositivos e resoluções de tela. As unidades mais comumente usadas são:

  • PX (pixels): uma unidade fixa.
  • EM: uma unidade relativa ao tamanho da fonte do elemento pai.
  • REM: uma unidade relativa ao tamanho da fonte raiz (geralmente definido no elemento <html>).

Essas três unidades desempenham papéis importantes, especialmente no design responsivo.

O que é Pixel (PX)

Pixel (PX) é uma unidade de medida fixa usada em CSS para definir o tamanho exato de elementos. Um pixel é a menor unidade de medida em uma tela digital e, por muito tempo, foi amplamente utilizado no design web. Usar pixels garante que os elementos tenham o mesmo tamanho, independentemente do dispositivo em que são visualizados. Por exemplo, Por exemplo, pode ser usado para definir o tamanho exato de imagens ou elementos de interface que precisam de precisão.

Vantagens do uso de PX:

  • Precisão: Ideal quando você quer um controle total sobre o layout.
  • Consistência visual: Garante que o design será o mesmo em qualquer dispositivo.

Desvantagens do uso de PX:

  • Acessibilidade prejudicada: Quando os usuários aumentam ou diminuem o tamanho da fonte nas configurações do navegador, os elementos em pixels podem não escalar adequadamente.
  • Inflexibilidade: Unidades fixas não se adaptam bem a diferentes tamanhos de tela e configurações de acessibilidade.

O que é EM

EM é uma unidade de medida relativa que depende do tamanho da fonte do elemento pai. Por exemplo, se o tamanho da fonte do elemento pai for 16px e você definir o tamanho de um elemento filho como 2em, o tamanho do elemento será 32px.

Vantagens do uso de EM:

  • Flexibilidade: Adapta-se automaticamente com base no tamanho da fonte do elemento pai.
  • Design responsivo: Melhora a capacidade de um site de se ajustar a diferentes tamanhos de tela.

Desvantagens do uso de EM:

  • Complexidade em projetos grandes: Pode gerar cálculos acumulativos complicados, tornando o controle mais difícil.
  • Dependência do elemento pai: Pode ser complicado quando você tem múltiplos níveis de aninhamento, pois o tamanho final pode ser difícil de prever.

O que é REM

REM (Root EM) também é uma unidade relativa, mas, diferentemente de EM, ela é baseada no tamanho da fonte do elemento raiz, que geralmente é o elemento <html>. Isso significa que, independentemente do número de níveis de aninhamento, o valor de REM sempre será relativo ao tamanho da fonte raiz.

O rem é útil para criar layouts mais flexíveis e escaláveis. Pode ser usado em margens, padding, larguras e alturas, proporcionando uma consistência no design.

Vantagens do uso de REM:

  • Previsibilidade: O valor de REM é sempre baseado na fonte raiz, tornando os cálculos mais simples e previsíveis.
  • Melhor para design responsivo: Como o valor de REM não depende do elemento pai, mas sim da fonte raiz, isso facilita o ajuste de tamanhos em todo o site.
  • Acessibilidade: Se o usuário aumentar o tamanho da fonte no navegador, os elementos baseados em REM ajustar-se-ão proporcionalmente, melhorando a experiência do usuário.

Desvantagens do uso de REM:

  • Menos controle granular: Em alguns casos, pode ser necessário combinar REM com outras unidades para garantir a precisão visual.

Por que não usar apenas pixels

Ao construir interfaces web, confiar exclusivamente em pixels pode prejudicar a experiência do usuário em dispositivos modernos. A web atual é multiplataforma e multiresolução, com tamanhos de tela variando de smartphones pequenos a monitores 4K. Usar pixels pode funcionar para designes estáticos, mas pode comprometer a experiência em dispositivos que exigem um design fluido e adaptável.

Além disso, o uso exclusivo de pixels pode afetar a acessibilidade. Muitos usuários aumentam o tamanho da fonte em suas configurações do navegador para facilitar a leitura. Quando os elementos de uma página são definidos apenas em pixels, eles podem não aumentar proporcionalmente, tornando o conteúdo difícil de visualizar.

Como o uso de REM e EM melhora a acessibilidade

Uma das maiores vantagens de usar EM e REM em vez de PX é a acessibilidade. Quando se utiliza EM ou REM, o site pode escalar automaticamente com base nas preferências de acessibilidade do usuário. Isso significa que, se um usuário aumentar o tamanho da fonte do navegador, todos os elementos definidos com EM ou REM também aumentarão de forma proporcional.

Essa escalabilidade é essencial para garantir que todos os usuários, independentemente de suas capacidades visuais ou do dispositivo que estão usando, tenham uma experiência de navegação confortável e intuitiva.

Quando usar PX, EM ou REM

Saber quando usar cada unidade de medida é crucial para criar um design responsivo e acessível. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

  • Use PX para elementos que exigem precisão absoluta, como imagens ou ícones. Esses elementos geralmente não precisam se ajustar ao tamanho da fonte.
  • Use EM para elementos que precisam ser escalados de acordo com o tamanho da fonte do pai. Isso pode ser útil em situações onde o layout precisa ajustar-se dinamicamente com base em seus contêineres.
  • Use REM para elementos globais, como tipografia e margens principais, onde você quer que o tamanho se ajuste com base na fonte raiz.

Melhores práticas para usar EM, REM e PX

Aqui estão algumas dicas para garantir que você esteja usando essas unidades de forma eficaz:

  1. Defina o tamanho da fonte base com cuidado: Estabelecer um tamanho de fonte raiz (geralmente no elemento <html>) é crucial quando se utiliza REM.
  2. Combine unidades quando necessário: Não há problema em usar uma combinação de PX, EM e REM no mesmo projeto, desde que você entenda quando e onde usar cada uma.
  3. Teste em diferentes dispositivos: A melhor maneira de garantir que seu design funcione em diferentes tamanhos de tela é testá-lo em vários dispositivos.

O impacto das unidades de medida no design responsivo

No contexto de um design responsivo, REM e EM são ferramentas poderosas. Elas permitem que o layout se ajuste dinamicamente conforme o tamanho da tela muda, o que é fundamental para criar uma experiência de usuário uniforme em diferentes dispositivos.

Em contraste, o uso excessivo de PX pode levar a um design rígido, onde certos elementos não se adaptam bem em dispositivos menores ou em ambientes de acessibilidade ajustada.

Conclusão

O debate entre EM, REM e PX é essencial no web design moderno. Embora pixels ainda tenham seu lugar em projetos que exigem precisão absoluta, confiar exclusivamente neles pode prejudicar a flexibilidade e acessibilidade do design. O uso de EM e REM oferece uma abordagem mais dinâmica e responsiva, essencial para a web atual.

Ao equilibrar o uso dessas unidades, você pode criar um design que não apenas se destaque visualmente, mas que também ofereça uma experiência inclusiva para todos os usuários, independentemente do dispositivo que utilizam.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Ebook E-commerce de Sucesso -Claudia Machado

Alguns recursos que uso